Seja bem-vindo(a), Faça login

Quem Somos

A Ekoa nasceu na cidade de Cruz Machado - PR, no coração da região dos ervais nativos do Brasil. E isso não foi à toa. Diante da qualidade superior da erva-mate nativa, resolvemos realizar o sonho de produzir o mate para chimarrão exclusivamente com folhas nativas. Justamente por estarmos no lugar certo, nossa missão é produzir um mate premium com essas folhas selecionadas, a preço justo.

Erva-mate Nativa

Erva-mate nativa é a definição da folha que apresenta as mesmas características dos ervais originais, sem intervenção humana. Para uma planta ser considerada nativa ela precisa estar presente na sua região natural (Sul do Paraná ou Nordeste do Paraguai), sob sombras de árvores maiores e com sementes das próprias árvores nativas. Essas condições de terra, clima, sombra e semente geram a melhor folha que um pé de erva-mate pode produzir.

 

Quais são as características da erva-mate nativa no meu chimarrão?

O processamento da folha nativa produz uma erva-mate de cor verde-vivo, com sabor suave, extremamente agradável. É possível sentir “o doce desse amargo que faz bem.” O chimarrão fica espumante e cremoso, o sabor é suave, amanteigado, não arde na boca, dá para tomar diversas cuias sem que a erva fique lavada. Essa folha de erva-mate nativa é resultado de um processo harmônico que só a natureza consegue produzir. Em geral, após a poda da árvore de erva-mate nativa, pode demorar até 3 anos para que ela possa ser podada novamente.

 

Em função das características únicas da erva-mate nativa, não precisamos adicionar açúcar, tornando nosso mate saudável.

 

Saiba mais:  https://www.erva-mate.com/tipos-de-erva-mate/

 

 

Origem de Ekoa

 

Ekoa é uma palavra tupi-guarani que siginifica aldeia, local onde as pessoas trocam conhecimentos e confraternizam. Nada pode ser mais apropriado a uma roda de chimarrão. O uso do tupi-guarani não foi à toa. Os guaranis da região de Guaíra (atual Paraná) descobriram os benefícios da erva-mate. Acreditavam que o conhecimento foi transmitido por Tupã. Apreciavam uma bebida feita com folhas fragmentadas, tomadas em um pequeno porongo por meio de um canudo de taquara na base um trançado de fibras para impedir que as partículas das folhas fossem ingeridas. Os invasores espanhóis logo perceberam que os guaranis dessa região eram mais fortes, bem dispostos e felizes.

Bem-estar, saúde, confraternização e amizade são exatamente os valores nos quais nós, da Ekoa acreditamos e queremos proporcionar aos nossos clientes.

VÍDEOS:

Você sabe o que é erva-mate nativa?

Por que a erva-mate nativa é tão nobre?

A cultura da erva-mate é ambientalmente sustentável?